O TRIO

Formado por três músicos de destaque no cenário da música instrumental brasileira - Edson Santanna, Bruno Migotto e Alex Buck -, o Trio Ciclos existe desde 2008. Com um início calcado na tradição de trios brasileiros, o repertório constituía-se por composições próprias e arranjos sofisticados de clássicos da da música brasileira. Ao longo dos mais de oito anos de trabalho, os arranjos de músicas como ‘Alvorada’ 1 (Cartola), ‘Chega de Saudade’ 2 (T. Jobim e Vinícius de Moraes) e as composições autorais foram perdendo espaço para um sistema de interação para trio absolutamente singular, denominado pelos integrantes como Móbiles . O conceito, emprestado da arte cinética, visa a valorização de um aspecto muito caro ao trio: a composição em tempo real.

Outro aspecto identitário do Ciclos é a interação com o computador. Ora processando os sons dos instrumentos (live electronics), ora com o computador funcionando como uma espécie de quarto integrante, improvisando juntamente com os músicos, é notória a expansão do campo timbrístico dessa formação clássica (piano, baixo acústico e bateria) que surgiu no jazz e difundiu-se mundialmente.

MOBILES

Flexível, inconstante, volúvel... Mobile.

No início do século XX o artista plástico Alexander Calder, um dos expoentes da arte cinética, criava as primeiras esculturas movediças, estruturas suficientemente leves e flexíveis capazes de assumir diferentes (con)figurações acompanhando as correntes de ar.

Transportar a ideia de móbiles para o nosso campo - jazz / música instrumental brasileira - foi a solução que encontramos para dinamizar as decisões coletivas, potencializando a articulação do discurso musical no momento da performance. É a partir da tensão do encontro entre as vontades dos integrantes do trio que surge a força motriz para o encadeamento das estruturas - música cinética. Por isso as apresentações do trio são imprevisíveis, são configurações únicas que dão origem a uma música criativa e dinâmica.

OS TRÊS

ALEX BUCK

// drums

 

BRUNO MIGOTTO

// acoustic bass

EDSON SANT'ANNA

// piano

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now